Terminal Service

Esse tipo de instalação visa atender clientes que necessitam trabalhar com o TEF Stone de modo compartilhado, ou seja, uma única máquina física executando mais de um PDV, o que normalmente ocorre em máquinas utilizadas em modo Terminal Service. Inicialmente este tipo de integração é feita somente para Windows.


Descrição Funcional

Componentes

Ao instalar o client em modo compartilhado, será criado apenas uma instalação, a qual será utilizada por todos os pdvs ao mesmo tempo. Isso significa que todos os pdvs carregarão o client do mesmo local e apenas os diretórios e arquivos relativos exclusivamente a um pdv será replicado para os outros.

Para isso, além dos diretórios padrão será criado um diretório chamado DadosAmbiente. Dentro desse diretório os dados estarão organizados seguindo a estrutura EMP\LOJA\PDV. Dentro do diretório de dados de cada pdv serão encontrados os diretórios Bin, Cupons e Interno com os dados relativos aquele pdv.

Dentro do diretório Bin serão encontrados os arquivos de tabelas bem como o arquivo de configuração clientdados.ini. Já os comprovantes das transações realizadas com aquele pdv ficarão armazenados no diretório Cupons e os logs dentro do diretório Interno.

Dentro da pasta Bin do diretório raiz de instalação do client será criado o arquivo clientcomaprtilhado.cfg. Esse arquivo indica que essa é uma instalação compartilhada e conterá dados que serão utilizados para a configuração de cada um dos pdvs posteriormente e, portanto, não deverá ser deletado.

Configuração

Para cada um dos pdvs que serão utilizados simultaneamente, deverá ser criado um usuário do windows correspondente, de modo que a instalação compartilhada funcione corretamente, cada usuário do windows só poderá executar um pdv por vez. Para configurar um pdv para um usuário, a automação deverá carregar o módulo de integração DPOSDRV.DLL e executar os métodos apresentados abaixo, e detalhados aqui.

(1) EmpresaLojaPDV
(2) CNPJEstabelecimento
(3) BuscaCertificado
(4) ConfiguraComunicacaoDTEF

Caso o servidor TEF seja o mesmo utilizado na instalação inicial, a configuração estará concluída. Caso seja necessário utilizar outro servidor TEF, o método (4) ConfiguraComunicacaoDTEF deverá ser executado.

Ao final do procedimento, serão criados os diretórios relativos a esse pdv dentro do diretório DadosAmbiente bem como o arquivo clientuser.ini dentro do diretório home daquele usuário.

Uso

Após a criação dos usuários e a realização dos procedimentos de configuração, o client estará pronto para uso. Para isso, cada um dos usuários deverá fazer login no servidor do Terminal Service com as suas credenciais e executar a automação normalmente. Cada instância da automação deverá carregar o módulo de integração DPOSDRV.dll e iniciar o fluxo das transações. O carregamento do módulo ficará atrelado ao processo e não terá impacto no fluxo dos outros usuários.

Se durante a sessão o usuário executar os métodos de configuração para trocar os dados de loja/pdv utilizados, o arquivo de configuração será atualizado e o client passará a salvar os dados das transações nos diretórios relativos a nova loja/pdv configurada.

Aplicações afetadas

Além do client, a ferramenta de configuração (DPOSConfig) foi atualizada e está preparada para ser utilizada com a instalação compartilhada. Ao configurar um pdv utilizando o DPOSConfig, o mesmo fluxo de configuração será executado, com a criação dos mesmos diretórios e arquivos de configuração através dos métodos disponíveis na DPOSDRV.DLL.

Pré-requisitos

Para que a automação consiga integrar com o client TEF no formato compartilhado é necessário seguir alguns requisitos técnicos:

  1. A feature do Client Compartilhado foi desenvolvida para aplicações Windows, por isso a automação necessita ter Windows e também precisa ser x32 bits.
  2. Deve conter apenas um tipo de instalação do client na máquina host, ou seja, se houver algum client instalado previamente, será necessário desinstalar a aplicação e apagar o arquivo de configuração dpos.ini. (O processo de desinstalação está automatizado no instalador da versão, porém a exclusão dos arquivos de configuração em versões anteriores deve ser feita manualmente).
  3. A automação deve trabalhar com a configuração de 1 PDV por Usuário, ou seja, cada usuário do WINDOWS só poderá ter 1 PDV ativo por vez.
  4. A automação deve ter realizado previamente a configuração de dados e vínculo de conexão do PDV com o TEF
    1. Na implantação, o PDV a ser implantado será configurado pelo instalador de implantação, essa é a exceção a regra anterior.
  5. Obrigatório a implementação dos métodos: (1) EmpresaLojaPDV, (2) CNPJEstabelecimento, (3) BuscaCertificado, (4) ConfiguraComunicacaoDTEF.

Na configuração da comunicação do remote desktop, deve estar habilitado o mapeamento as portas seriais locais, como segue no print abaixo: